Foi-se o tempo no qual o uso da tecnologia em sala de aula se restringia a mostrar alguns slides em um retroprojetor. Hoje, em um mundo cada vez mais conectado, as novas tecnologias têm alcance cada vez maior na educação. O modelo de aula tradicional, predominantemente oral e escrito, dá lugar a estratégias pedagógicas que tornam as aulas mais atrativas.
“A gente vem de um boom, desde o final da década de 90, em que tudo aconteceu. Com as novas tecnologias e a globalização, temos acesso a informações do mundo todo e há uma necessidade de trazer isso para a educação, com o intuito de formar alunos que pensem e usem o raciocínio para que possa desenvolver uma análise crítica ou solução daquilo que posteriormente irá colecionar com o conhecimento sistematizado”, explica a professora do Colégio Dinâmico, Mariany Lopes.
A docente leciona a disciplina Redação e relata resultados positivos com a aplicação de metodologias inovadoras em sala de aula. “Em 2019, por exemplo, encerramos o ano letivo com o auditório cheio com mais de 600 alunos para debater o filme Coringa, analisando sobre o comportamento e a psique de personagem principal. Ou seja, exibir um filme em sala de aula não é só entretenimento, é educação”, conta Mariany.
A educadora explica ainda que, neste cenário, ao contrário do que possa parecer, o professor segue tendo fundamental importância. “Seguem sendo indispensáveis a empatia, e o poder do professor de se colocar no lugar do outro e entender que cada um aprende de uma forma. O professor é quem conhece a realidade dos seus alunos e a partir daí, cria um ambiente inovador que desperta confiança, criatividade, criticidade e reflexão”, destaca.
Redes sociais
As redes sociais são uma realidade intrínseca ao dia a dia dos adolescentes. Entendendo sua importância para os alunos, o Colégio Dinâmico trabalha com essas mídias de forma a serem aliadas na educação e não obstáculos.
Foi pensando nisso que, em 2019, os estudantes realizaram uma atividade com o livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, associado ao Instagram. Após a leitura do livro, os alunos foram incentivados a abrirem contas na rede social simulando o perfil dos personagens. Assim, o debate em profundidade sobre a obra literária foi realizado em um novo formato, muito mais dinâmico e integrado à realidade dos alunos.
Comments