• Colégio Dinâmico

Ensino humanizado: Colégio Dinâmico se adapta às novas habilidades dos alunos

As novas tecnologias e o mundo globalizado fizeram com que os jovens desenvolvessem novas habilidades, que impactam diretamente na forma de aprender e de estudar. A professora Mariany Lopes, que leciona a disciplina Redação no Colégio Dinâmico e soma 12 anos de experiência em sala de aula, avalia que o aluno da geração atual tem raciocínio mais rápido e sabe que conhecimento é poder.


Outro diferencial dessa geração, conforme avaliação da professora, está na percepção do aluno como um cidadão e ser pensante independente. “O aluno sabe que ele faz parte da sociedade e faz a diferença”, afirma.


Para ela, os alunos nunca escreveram tanto quanto nos tempos atuais. “Mesmo que seja uma linguagem mais informal, é muito bom. A língua muda e é necessário que a gente coloque a rede social para ser trabalhada também em sala de aula”, defende.



O imediatismo é outra característica decisiva dos alunos dessa geração. “Eles nos fazem perguntas rápidas e nós não devemos dar respostas prontas e sim estimular os alunos para que eles usem o raciocínio e desenvolvam uma análise crítica ou solução”, destaca a professora.


Para Mariany, todas essas habilidades exigem dos professores uma nova forma de lecionar, para atrair e reter a atenção dos alunos. Ela destaca que, neste cenário, a empatia é essencial. “Hoje, entendemos que as pessoas têm habilidades e competências diversas. Não trabalhamos com uma massa homogênea. Então, como professores, temos que nos adaptar e trabalhar com várias metodologias para trabalhar um mesmo conteúdo”, conclui.

0 visualização0 comentário