• Colégio Dinâmico

A disciplina no ambiente escolar

Para se viver harmonicamente em sociedade é, sem dúvida, importante conhecer e aplicar um conjunto de regras. Essas normas, também chamadas de civilidade, garantem o respeito entre as pessoas, que dependem uma das outras para viver melhor. O historiador Sérgio Buarque de Holanda disse que civilidade está relacionada à ética e à educação. Nada mais correto!


Dentro de um ambiente escolar, as regras são essenciais não só para o processo de ensino/aprendizagem, mas também para a formação do caráter do estudante. Por isso, no Colégio Dinâmico, damos grande valor à disciplina, desde a entrada do aluno na escola, passando pela sala de aula, espaços comuns até a saída dele de nossas dependências.


Para alcançar um bom aprendizado escolar, no entanto, é fundamental a parceria entre alunos, professores e servidores. E disciplina é ponto-chave nesta questão. O cumprimento de regras básicas do colégio faz a diferença. Dentre outras normas, também é fundamental a chegada do aluno no horário correto de aula, respeito integral ao professor, colega ou funcionário do colégio.


É bom lembrar, no entanto, que disciplina não pode ser uma prática apenas no ambiente escolar. Em casa, é papel dos pais manterem com os filhos um bom relacionamento familiar. Os valores morais começam no lar, no seio da família, que é a instituição primária da educação e do respeito ao próximo.


Também é preciso advertir os jovens sobre a diferença entre liberdade e libertinagem. Liberdade é sinônimo de independência, autonomia e espontaneidade; é o direito de se comportar por vontade própria, mas com responsabilidade. Libertinagem é o inverso: é fazer uso errado da liberdade, é a irresponsabilidade. Um conceito inclusive bíblico: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (1 Coríntios 6:12)




Um ambiente com regras e disciplina permite uma convivência sadia e o aproveitamento de tempo. Aluno disciplinado consegue organizar melhor seu tempo de estudo, tanto em casa quanto na escola. Isso é fundamental para o resultado no Vestibular ou no ENEM, por exemplo. E quando for para o mercado de trabalho, terá mais facilidade em compreender as regras e normas estabelecidas pela empresa, permanecendo, com menos tribulação, em um caminho de sucesso na carreira.


Cumprir regras, no entanto, não precisa ser enfadonho, triste, desolador e nem um ato puro de submissão. Ao contrário, uma vez integradas em nossa rotina, as regras nos faz viver melhor. Viver em harmonia é tudo de bom! São pequenas lições para uma vida grandiosa!


Ruth Palhares

Diretora do Colégio Dinâmico

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo