• Colégio Dinâmico

Curiosidades da Língua Portuguesa

Conhecer e estudar a Língua Portuguesa vai além de decodificar o código linguístico ou dominar as regras da língua padrão do idioma. Tentar desvendar o que será cobrado em um exame de seleção ou vestibular é entender sua origem, prestigiar suas celebrações e compreender sua dimensão no mundo. Aqui vamos te apresentar dados das celebrações e curiosidades do português brasileiro.


Hoje é uma data importante para celebrarmos o nosso idioma. Em Portugal, no dia 10 de junho se comemora o Dia da Língua Portuguesa. Eles escolheram esta data em homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas, que faleceu, neste dia, em 1579. Um pouco fúnebre, mas uma homenagem justa, por todo o legado deixado por ele a língua lusitana.


No Brasil, temos outra data comemorativa para o português. O Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro. A escolha da data também tem um fundamento especial, é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849 e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.


Há ainda o dia 5 de maio, data em que o idioma português é celebrado pelos nove países que adotam esta língua como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Guiné-Equatorial. Neste dia, os países de língua lusófona procuram desenvolver atividades que ajudam a promover a cultura do idioma português pelo mundo.


Real Gabinete Português de Leitura reúne livros da língua portuguesa, no Rio de Janeiro


Quanta data comemorativa não é mesmo? Talvez você não tenha se dado conta do quão importante seu idioma nativo é. Então, saiba que ele é a quinta língua mais falada no mundo e, nisto, o português brasileiro tem grande representatividade. A metrópole São Paulo, por exemplo, é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português em todo o mundo. E por este motivo, a capital paulista abriga o Museu da Língua Portuguesa, que sofreu um incêndio desastroso há alguns anos e ainda está não foi reaberto.


Ainda falando sobre o português brasileiro vale destacar que ele é a variedade da língua portuguesa falada pelos mais de 200 milhões de brasileiros que vivem dentro e fora do Brasil. A grande população brasileira, quando comparada com a dos demais países lusófonos, implica que ele seja a variante do português mais falada, lida e escrita do mundo, quatorze vezes mais que a variante do país de origem, Portugal.


Devido à importância do Brasil no Mercosul e na UNASUL, esta variante é ensinada nos países da América do Sul e nos principais parceiros econômicos do Brasil. Também há falantes de português brasileiro como língua materna nos países onde há grandes comunidades brasileiras, particularmente nos Estados Unidos, Japão e em diversos países da Europa, como Portugal, Alemanha, Reino Unido, França e Espanha. De fato, é a variação da língua portuguesa mais estudada no mundo.


Entendeu a importância de nosso idioma e de como devemos levar a sério o estudo da Língua Portuguesa? Esperamos que sim, sabemos que suas aulas de Língua Portuguesa também não serão mais as mesmas, pois você sabe o quanto deve se empenhar e utilizar seu idioma pátrio com excelência!


Prof.ª Mestre Sarah Ferreira S. Ramiro

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Dinâmico

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo