top of page
  • Foto do escritorColégio Dinâmico

Dica para o Vestibular: de olho nas ‘atualidades’

Os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em regra geral, abordam temas da atualidade nas provas. Fatos recentes do cotidiano representam uma parcela importante do teste. Mas como ficar preparado para as questões de atualidade? É preciso ler jornais e revistas? A internet pode substituir esses canais tradicionais? Como identificar notícias falsas? E quais assuntos merecem mais atenção e têm mais chance de aparecer nas provas?


Acompanhe alguns pontos levantados pelos professores do Dinâmico e que respondem a grande maioria dessas perguntas:

  1. Primeiro, entenda o conceito de ‘atualidade’. Se consultar o dicionário vai ver que atualidade pode ser a qualidade do que oferece interesse atual.

  2. Assista aos noticiários de TV. É uma maneira prática e econômica.

  3. Aproveite os aplicativos de celulares e fique de olho em programas jornalísticos de rádio e podcasts.

  4. Inclua os portais de notícias na sua rotina de acesso à internet.

  5. E o jornal? Não o deixe de lado. As abordagens mais aprofundadas desse canal ajudam o leitor a formar opinião.

  6. O YouTube também tem muitos canais voltados ao estudo. Faça uma lista dessas páginas e assista os últimos vídeos postados. Observe a fonte para não perder tempo com notícias falsas.

  7. Não perca de vista as redes sociais. Elas não são apenas canais de entretenimento. Muitas vezes, os assuntos tratados no Enem, por exemplo, tanto na redação quanto nas perguntas objetivas, tiveram repercussão na sociedade por meio das redes.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page