top of page
  • Foto do escritorColégio Dinâmico

OUTUBRO ROSA

Juntos nessa causa. Prevenir é a melhor maneira de se cuidar.



Janeiro Branco, Fevereiro Roxo, Setembro Amarelo, mas nada tão forte como o Outubro Rosa. Desde a década de 1990, o mundo dedica um mês para alertar sobre o segundo tipo mais frequente entre mulheres em todo o Brasil, o câncer de mama acomete milhares de mulheres anualmente. O mais pertinente é que pode ser curado caso diagnosticado precocemente. O mais interessante de tudo isso: basta um toque.


Tudo começou com uma corrida em Nova Iorque, em que empresas, entidades e população criaram a “Corrida Pela Cura”, para que mulheres pudessem demonstrar a garra e comemorar a vida, a superação e a saúde. Após 31 anos do primeiro evento, essa onda rosa contagiou não só os Estados Unidos, mas também todo o mundo. No Brasil, monumentos, praças e prédios públicos ficam no tom rosa com iluminações especiais e uma série de campanhas e mutirão de exames é realizada de forma gratuita à comunidade.


O autoexame continua a ser a melhor forma de atestar e iniciar o processo de combate a essa doença que mutila e mata muitas mulheres ao redor do mundo. Porém, para muitas delas a falta de informação e o tabu em relação ao próprio corpo continua a ser os pontos mais recorrentes. A sua participação é importante neste processo, converse com as mulheres que você tem contato, alerte sobre os cuidados com a saúde, não somente em outubro, mas sempre. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando praticamos bons hábitos.

Informe-se, previna, viva.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page