top of page
  • Foto do escritorColégio Dinâmico

Químico: conheça mais sobre esse profissional



O dia 18 de junho foi adotado como o Dia Nacional do Químico, pois, nessa data, em 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” - Lei nº 2800/56. O objetivo é lembrar a importância dos diversos profissionais que atuam nesta ciência, que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, além de sua composição e propriedades.


Em tempos nos quais os cidadãos estão pensando e agindo de forma cada vez mais individualizada, datas comemorativas representam momentos importantes de conscientização e de coletivização. A instituição “Lei Mater dos Químicos” foi muito importante na história da categoria no Brasil, pois regulamentou a profissão de Químico.


Com isso, os profissionais da área não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico do Brasil. O contingente de profissionais da Química integra as seguintes categorias: Técnicos, Bacharéis, Licenciados, Industriais e Engenheiros, entre outras, o que forma uma gama de cerca de 50 denominações.


O Dia do Químico serve para homenagear o trabalho árduo — e muitas vezes anônimo — que esses profissionais desempenham. Graças a eles, há um constante desenvolvimento técnico-científico e industrial do nosso país, pois esses profissionais adequam a Química à solução de problemas tecnológicos e impulsionam os centros de pesquisas químicas e universitárias do Brasil.


Isso torna evidente o papel do Químico no bem-estar da sociedade. O trabalho desenvolvido propicia que produtos de amplo uso pelos indivíduos, tais como medicamentos, combustíveis, alimentos e produtos de higiene e limpeza, sejam fabricados com uma melhor qualidade tanto para a saúde do consumidor e de quem os produz quanto para minimizar ao máximo os impactos ambientais.


Mas o que espero, sinceramente, é que essa data ajude a formar uma geração mais interessada em ciência, que não associe sempre a Química a fatos prejudiciais ao meio ambiente e a substâncias tóxicas à saúde ― como, infelizmente, muitos ainda associam. Dessa forma, poderemos ter esperanças de que, em um futuro próximo, existam mais pessoas com a intenção de se tornarem Químicos.


Prof. Arilson Martino Pereira

Professor de Química do Colégio Dinâmico

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page